Cenários em Relações Internacionais III (2006)
25/07/2006Faculdades de Campinas – FACAMP
Corso
Relazioni internazionali
Disciplina
Cenários em Relações Internacionais III
Carga Horária
64h (4 créditos)
Professore
M. Sc. Rodrigo Cintra
Menù
A disciplina analisa o comportamento do Estado frente aos regimes internacionais, para tanto, explora as dinâmicas dos regimes internacionais e suas relações com estímulos e constrangimentos ao comportamento estatal, observando-se as perspectiva endógena e exógena. O aluno deverá ser capaz de analisar possibilidades de ação dos Estados frente a diferentes regimes internacionais.
Metodologia
As aulas serão expositivas e/ou com análise de estudos de caso. Os estudos de caso serão apresentados por grupos de alunos, que serão responsáveis pela análise dos fatores, atores envolvidos e dinâmicas relacionados com cada caso estudado.
Critérios de Avaliação
Os alunos serão avaliados segundo as normas regimentais estabelecidas pela instituição. Serão oito notas ao longo do semestre, sendo 4 de relatórios de cenários (notas para os grupos) e 4 dos Documentos Finais de Discussão (notas para a sala), sendo que o aluno deverá alcançar média mínima igual a 7 para ser aprovado. Quando a média for inferior a 7, o aluno deverá fazer a Prova Final, e para ser considerado aprovado na disciplina deverá alcançar a média mínima de 6. Os critérios de avaliação poderão ser modificados ao longo do semestre caso assim seja determinado pela instituição e/ou pela coordenação do curso.
Obiettivi
A disciplina terá como objetivo central o estudo das relações entre os comportamentos estatais e os regimes internacionais. Para tanto, serão apresentadas técnicas e metodologias de formulação de cenários prospectivos, bem como de análise dos fatores e dinâmicas que influenciam o posicionamento de um Estado em relação a questões centrais do sistema internacional contemporâneo.
Contenuto del programma:
Estudos de Cenários
-
Procedimentos metodológicos
- Técnicas
- Procedimentos
Regimes Internacionais
- Definição
- Elementos componentes
- Relação com Estados
Estudos de Regimes Internacionais e Comportamento Estatal
- Comerciais (Indicação Geográfica; Trabalho e investimento na indústria cultural; Lavagem de dinheiro)
- Meio Ambiente (Diversidade Biológica e recursos genéticos; Regime de Compensação por poluição marítima)
- Estatais (Direito Marítimo; Cooperação entre produtores de petróleo; Não-proliferação de armas de destruição em massa)
- Transnacionais (Cidadão global)
Bibliografia di base
BREITMEIER, Helmut et alli. “The international regimes database as a tool for the study of international cooperation” in International Institute for Applied Systems Analysis, Working Paper 96-160. Austria, December 1996. Disponível em www.iiasa.ac.at/Publications/Documents/WP-96-160.pdf, acesso em 17 de julho de 2006.
MARCIAL, Elaine Coutinho; Grumbach, Raul S. Cenários Prospectivos: como construir um futuro melhor. 3.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
Bibliografia complementare
MORITZ, Gilberto. Planejando por cenários prospectivos: a construção de um referencial metodológico baseado em casos. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2004. Disponível em http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/6866.pdf, acesso em 25 de julho de 2006.
ROCHA, Henrique. “Cenários Prospectivos: ferramentas estratégicas para obtenção e manutenção da vantagem competitiva das organizações” in Revista Eletrônica da Ciência Administrativa, vol. 3, nº 2, novembro de 2004. Disponível em www.presidentekennedy.br/recadm/, acesso em 25 de julho de 2006.
SANTOS, Norma et alli. “Generalized system of preferences in General Agreement on Tariffs and Trade/World Trade Organization: history and current issues” in Journal of World Trade, 39(4). 2005.
TONI, Jackson de. “Cenários e Análise Estratégica: questões metodológicas” in Revista Espaço Acadêmico, nº 59, abril de 2006. Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/059/59toni.htm, acesso em 17 de julho de 2006.
Dinâmica das Aulas de Seminário
1) Escolha de temas: a sala deverá escolher uma temática em cada área indicada (comercial, meio ambiente, estatal e transnacional).
2) Elaboração de cenários: cada grupo escolherá um país e fará a apresentação de dois cenários prospectivos (cenário de consolidação do regime e cenário de fim do regime), além de indicar estratégias em cada um dos cenários. Os cenários deverão ser enviados por e-mail para o professor até o dia da apresentação, e serão disponibilizados aos demais alunos. Cada grupo terá 40 minutos para apresentação.
3) Discussão: no dia da discussão será entregue, pelo professor, uma problemática relacionada ao regime em questão. Os grupos terão 30 minutos para estruturar uma posição. formazione, cada grupo terá 10 minutos para apresentar seu posicionamento sobre a temática. Em seguida serão abertas as discussões entre os grupos. O objetivo é elaborar um documento final com a posição consolidada (preferencialmente consensual) dos grupos.
Regimes e problemáticas
un) Comerciais
Indicação Geográfica
Trabalho e investimento na indústria cultural
Lavagem de dinheiro
B) Meio Ambiente
Diversidade Biológica (recursos genéticos)
Meio ambiente
Regime de Compensação por poluição marítima
c) Estatais
Não-proliferação de armas de destruição em massa
Cooperação entre produtores de petróleo
d) Transnacionais
Regime e democratização das RI
Cidadão global
Cronograma
Mês
|
Dia
|
Descrição
|
Agosto
|
2
|
Apresentação do curso e dinâmicas
|
3
|
Apresentação do curso e dinâmicas
|
|
9
|
Estudos Temáticos e de Futuro
|
|
10
|
Estudos Temáticos e de Futuro
|
|
16
|
Análise estratégica
|
|
17
|
Análise estratégica
|
|
23
|
Cenários prospectivos
|
|
24
|
Cenários prospectivos
|
|
30
|
Estudo de caso: Regime Comercial: apresentação de cenários
|
|
31
|
Estudo de caso:Regime Comercial: apresentação de cenários
|
|
Setembro
|
6
|
|
7
|
Secretaria: Feriado – Independência do Brasil (não há aulas dias 8 e 9)
|
|
13
|
Estudo de caso:Regime Comercial: discussão
|
|
14
|
Estudo de caso:Regime Comercial: discussão
|
|
20
|
Estudo de caso:de Meio Ambiente: apresentação de cenários
|
|
21
|
Estudo de caso:de Meio Ambiente: apresentação de cenários
|
|
27
|
Estudo de caso:de Meio Ambiente: discussão
|
|
28
|
Estudo de caso:de Meio Ambiente: discussão
|
|
Outubro
|
4
|
Estudo de caso:Estatal: apresentação de cenários
|
5
|
Estudo de caso:Estatal: apresentação de cenários
|
|
11
|
Secretaria: Não haverá aulas (9 un 14)
|
|
12
|
Secretaria: Não haverá aulas (9 un 14)
|
|
18
|
Estudo de caso:Estatal: discussão
|
|
19
|
Estudo de caso:Estatal: discussão
|
|
25
|
Estudo de caso:Transnacional: apresentação de cenários
|
|
26
|
Estudo de caso:Transnacional: apresentação de cenários
|
|
Novembro
|
1
|
|
2
|
Secretaria: Feriado – Finados (não haverá aulas 3 e 4)
|
|
8
|
Estudo de caso:Transnacional: discussão
|
|
9
|
Estudo de caso:Transnacional: discussão
|
|
15
|
Secretaria: Feriado – Proclamação da República
|
|
16
|
Secretaria: Não haverá aula (16 e 17)
|
|
22
|
Secretaria: Prova semestral (início dia 21)
|
|
23
|
Secretaria: Prova semestral (início dia 21)
|
|
29
|
Secretaria: Término das provas semestrais
|
|
30
|
||
Dezembro
|
6
|
Secretaria: Provas finais (início 05)
|
7
|
Secretaria: Provas finais (início 05)
|
|
13
|
||
14
|
Conteúdo de aula
Cenários
O vôo do besouro – Eduardo Graeff
Resumo das propostas básicas do PT para a "Rodada do Milênio" – Marcelo Zero
Cenários sobre o impacto da privatização do setor elétrico nas tarifas, o caso da Escelsa – Luiz Pinguelli Rosa e Carlos Augusto Amaral Hoffman
Cenários para a gestão ambiental – Ibama
Cenários sobre o impacto da privatização do setor elétrico nas tarifas, o caso da Escelsa – Luiz Pinguelli Rosa e Carlos Augusto Amaral Hoffman
Cenários para a gestão ambiental – Ibama
Lui: Lavagem de Dinheiro
|
|
Grupo
|
País
|
Alessandra Gazzoli; Bruna Paiva; Lívia Monteiro; Mariana Fortunato; Raquel Saraiva; Regina Bueno; Tatiana Moreno | |
Alcides Perón; Érika Amusquivar ; Marcos Milani ; Patrícia Rinaldi ; Samareh Shams ; Thiago Tiritan | |
Fernanda Lins Emerenciano; Leonardo Amorin Silveira ; Rafael Annoni Lange; Roberta Amstetter Favero ; Talita Mara Ferreira ; Tamyê Matheus Mendes da Silva | Região Autônoma da Madeira (Portogallo) |
Bruno Farina de Souza; Bruno Capelletti Nagai; Felipe Montagnana Antunes; Luciana de Carvalho Mendes; Marcelo Vieira de Meira | |
Conrado Evangelista; Denis Mendes da Cruz; Fabrizio Sardelli Panzini; Luis Renato de Alcantara Rua | |
Henry Bill McQuade Jr.; Manuel Enrique Niggli; Thiago Fernandes Franco | |
Alexandra Paron Toledo; Bruna Paula Pereira da Silva ; Bruno Cabral Emanuelli; Carla Malavasi; Laura Mesquita Barbosa; Maria Fernanda D. Marques | |
Carina Augusto Surge; Fábio Inocencio Torquato ; Kelly Malvazo Barrago; Lucas Kenji Wiziack Takahashi; Luiza Pereira Jannini; Mariana-das-Neves Bernardes ; Natalia Franceschini Muto |
Lui: Diversidade Biológica
|
|
Grupo
|
País
|
Alexandra Paron de Toledo; Bruna Paula Pereira da Silva; Bruno Cabral Emanuelli; Carla Malavasi; Laura Mesquita Barbosa; Maria Fernanda D. Marques | |
Bruno Farina de Souza; Bruno Cappelleti Nagai; Felipe Montagnana Antunes; Luciana de Carvalho Mendes | |
Alexandra Paron de Toledo; Bruna Paula Pereira da Silva; Bruno Cabral Emanuelli; Carla Malavasi; Laura Mesquita Barbosa; Maria Fernanda D. Marques | |
Manuel Enrique Niggli; Maria Fernando Trigilio; Roberta Amstetter Fávero; Thiago Fernandes Franco |
Lui: Mudanças Climáticas
|
|
Grupo
|
País
|
Alcides Perón; Érika Amusquivar; Marcos Milani; Patrícia Rinaldi; Samareh Shams; Thiago Tiritan | |
Carina Augusto Surge; Fabio Inocencio Torquato; Kelly Malvazo Barrago ; Lucas Kenji Takahashi; Luiza Pereira Jannini ; Mariana-das-Neves Bernardes; Natalia Franceschini Muto | |
Conrado Evangelista; Denis Mendes da Cruz; Fabrizio Sardelli Panzini; Luis Renato Rua; Rafael Annoni Lange; Talita Mara Ferreira |