Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
Curso: Relações Internacionais
Disciplina: Teoria das Relações Internacionais
Curso: Relações Internacionais
Disciplina: Teoria das Relações Internacionais
Semestre: 2º (1º/2008)
Professores: Rodrigo Cintra e Adolfo Westphalen
Professores: Rodrigo Cintra e Adolfo Westphalen
Apresentação
Nesse Contrato Pedagógico constam os principais elementos que nortearão a disciplina “Teoria das Relações Internacionais”. Modificações poderão ser feitas em função de força maior ou caso haja consenso entre alunos e professor, tendo em vista sempre o melhor aproveitamento no processo ensino-aprendisagem.
Nesse Contrato Pedagógico constam os principais elementos que nortearão a disciplina “Teoria das Relações Internacionais”. Modificações poderão ser feitas em função de força maior ou caso haja consenso entre alunos e professor, tendo em vista sempre o melhor aproveitamento no processo ensino-aprendisagem.
Ementa
A disciplina apresenta os principais debates teóricos da área das Relações Internacionais, enfatizando as principais linhas analíticas e seus temas.
A disciplina apresenta os principais debates teóricos da área das Relações Internacionais, enfatizando as principais linhas analíticas e seus temas.
Objetivo Geral
Capacitar os estudantes a entender as diversas teorias de Relações Internacionais.
Capacitar os estudantes a entender as diversas teorias de Relações Internacionais.
Metodologia
Aulas expositivas, palestras de profissionais convidados, estudos de caso, trabalhos de grupo em sala e trabalhos de campo. Visitas a Instituições. Aplicação e Vivência dos Conceitos em dinâmicas de grupo
Aulas expositivas, palestras de profissionais convidados, estudos de caso, trabalhos de grupo em sala e trabalhos de campo. Visitas a Instituições. Aplicação e Vivência dos Conceitos em dinâmicas de grupo
Cronograma Tentativo (1º/2008)
Semana
|
Datos | Conteúdo |
I | 13/02 | Apresentação do curso e fundamentação da disciplina |
II | 20/02 | Relações Internacionais e Ciência
Relações Internacionais e Conhecimento [Saldanha]
|
III | 27/02 | Teorias de relações internacionais no pós-Guerra Fria
Teses Equivocadas sobre a Ordem Mundial Pós-Guerra Fria (Maria Regina Soares de Lima)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52581996000300005&nrm=iso&lng=en&tlng=pt Teoria das Relações Internacionais no Pós-Guerra Fria (Mônica Herz)
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0011-52581997000200006&script=sci_arttext |
IV | 05/03 | Idealismo (Idealismo Liberal) [Saldanha] |
V | 12/03 | SEMINARIO 1 – IDEALISMO |
VI | 19/03 | Realismo [Saldanha] |
VII | 26/03 | SEMINARIO 2 – REALISMO |
VIII | 2/04 |
Teoria Crítica [Saldanha]
|
IX | 9/04 | SEMINARIO 3 – TEORIA CRÌTICA |
X | 16/04 | Prova 1 (individual) |
XI | 23/04 | Semana de Reposições |
XII | 30/04 |
Pluralismo: uma visão independente [Saldanha]
|
XIII | 7/05 | SEMINARIO 4 – PLURALISMO |
XIV | 14/05 | O futuro das teorias de Relações Internacionais
De Westphalia a Seattle: a teoria das relações internacionais em transição (Marcus Faro de Castro)
http://www.unb.br/irel/NewFiles/card_20_m_faro.pdf The Problem of Change in International Relations Theory (K.J.Holsti)
www.iir.ubc.ca/site_template/workingpapers/webwp26.pdf Paradigm warfare: the way of the future for IR (Amelia Hadfield)
http://www.kent.ac.uk/brussels/journal/archivepage/2004/Hadfield%20-%20PARADIGM%20WARFARE.pdf Some Reflections on the Assumptions of the Mainstream International Relations Theory [Masatsugu Matsuo]
http://home.hiroshima-u.ac.jp/heiwa/JNL/24/Matsuo.PDF |
XV | 21/05 | Teoria e Prática
Utility and futility of the theorization in international relations (Thomas de Saint Maurice)
http://membres.lycos.fr/tomdsm/utility.pdf Relações Internacionais: a reflexão teórica e o uso da teoria (Eiiti Sato)
http://www.cedep.ifch.ufrgs.br/RelInter.doc Toward an a priori theory of international relations (Mark R. Crovelli)
http://www.mises.org/journals/scholar/crovelli3.pdf |
XVI | 28/05 | Tendências nas relações internacionais
Mapping the Global Future (CIA – National Intelligence Council)
http://www.foia.cia.gov/2020/2020.pdf Projeções relativas à dinâmica da dimensão global e visualização prospectiva para
2007, 2015 e 2022 http://www.iea.usp.br/iea/tematicas/futuro/projeto/prospectivaglobal.pdf World Investment Report 2007 (Uncatd)
www.unctad.org/en/docs/wir2007_en.pdf World Trade Report 2007 (OMC)
www.wto.org/english/res_e/booksp_e/anrep_e/world_trade_report07_e.pdf World Development Report 2008 (Banco Mundial)
http://siteresources.worldbank.org/INTWDR2008/Resources/WDR_00_book.pdf |
XVII | 4/06 | Revisão ou Prova Final |
XVIII | 11/06 | Prova Final ou Vista de Provas |
XIX | 18/06 | Prova de Segunda Chamada |
XX | 25/06 | Lançamento de Notas e encerramento do curso |
Bibliografia Básica
Teoria das Relações Internacionais Eduardo Saldanha Juruá Editora Curitiba, 2005 Obs. Esse é o livro básico do curso, será usado em sua totalidade.
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Bibliografia Complementar
Artigos de autores relavantes
http://www.allannoble.net/articles_by_international_relations_theorists.htm
http://www.robertcutler.org/download/pdf/en02eolx.pdf
Artigos de autores relavantes
http://www.allannoble.net/articles_by_international_relations_theorists.htm
http://www.robertcutler.org/download/pdf/en02eolx.pdf
Entrevistas
http://globetrotter.berkeley.edu/PubEd/research/IRtheory.html
http://fsi.stanford.edu/events/series/robert_g_wesson_lecture_series_in_international_relations_theory_and_practice
Posmodernismo
http://www.ocf.berkeley.edu/~paulmacd/postbib2.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002005000300006&script=sci_arttext&tlng=
http://www.ocf.berkeley.edu/~paulmacd/postbib2.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002005000300006&script=sci_arttext&tlng=
Construtivismo
http://www.politics.ubc.ca/index.php?id=8152
http://www.qub.ac.uk/schools/SchoolofPoliticsInternationalStudiesandPhilosophy/FileStore/ConWEBFiles/Filetoupload,52215,en.pdf
http://www.politics.ubc.ca/index.php?id=8152
http://www.qub.ac.uk/schools/SchoolofPoliticsInternationalStudiesandPhilosophy/FileStore/ConWEBFiles/Filetoupload,52215,en.pdf
Escola Inglesa
http://www.leeds.ac.uk/polis/englishschool/
http://www.leeds.ac.uk/polis/englishschool/
Aulas
Dada a natureza conceitual da disciplina, as aulas serão prioritariamente expositivas. De acordo com entendimentos entre a turma e o professor, poderão ser adotadas atividades como exposição de alunos e estudos de cases.
Solicita-se que sejam desligados celulares e que, em hipótese alguma, sejam feitas ligações durante a aula.
Solicita-se que os alunos evitem entrar e sair da sala durante a aula. Caso haja reclamação por parte dos alunos sobre entradas e saídas de sala, as mesmas serão proibidas.
Dada a natureza conceitual da disciplina, as aulas serão prioritariamente expositivas. De acordo com entendimentos entre a turma e o professor, poderão ser adotadas atividades como exposição de alunos e estudos de cases.
Solicita-se que sejam desligados celulares e que, em hipótese alguma, sejam feitas ligações durante a aula.
Solicita-se que os alunos evitem entrar e sair da sala durante a aula. Caso haja reclamação por parte dos alunos sobre entradas e saídas de sala, as mesmas serão proibidas.
Avaliação
- Nota 1: Avaliação Parcial (prova individual)
- Nota 2: Seminário (nota para o grupo)
- Nota 3: Avaliação Final (trabalho ou prova)
- Nota 4: Trabalho de Convergência Multidisciplinar (observando regras da instituição)
Média Final: (N1 x 0,2) + (N2 x 0,3) + (N3 x 0,3) + (N4 x 0,2)
Notas e Revisão: Todas as avaliações terão notas entre 0 e 10. As notas serão comunicadas até duas semanas depois de realizadas. O prazo para pedidos de revisão é de duas semanas a partir da entrega das notas.
Seminários
Proposta
Os seminários serão baseados em cases selecionados pelos professores e voltados à problematização das teorias estudadas. Em cada seminário participarão dois grupos, que deverão sustentar posicionamentos opostos em relação ao tema indicado, ainda que ambos os grupos devam recorrer exclusivamente à linha analítica da teoria que servirá de base ao desenvolvimento do seminário.
Proposta
Os seminários serão baseados em cases selecionados pelos professores e voltados à problematização das teorias estudadas. Em cada seminário participarão dois grupos, que deverão sustentar posicionamentos opostos em relação ao tema indicado, ainda que ambos os grupos devam recorrer exclusivamente à linha analítica da teoria que servirá de base ao desenvolvimento do seminário.
Grupos
Sala dividida em 8 grupos, cada seminário será apresentado por 2 grupos.
Sala dividida em 8 grupos, cada seminário será apresentado por 2 grupos.
Dinâmica
– apresentação de posições (cada grupo)
– intervalo (discussão da posição alheia)
– réplica (cada grupo)
– perguntas (sala)
– respostas (cada grupo)
– intervalo
– tréplica
– encerramento (professor)
– apresentação de posições (cada grupo)
– intervalo (discussão da posição alheia)
– réplica (cada grupo)
– perguntas (sala)
– respostas (cada grupo)
– intervalo
– tréplica
– encerramento (professor)
Position Paper
– deverá ser entregue impresso aos professores no dia do seminário, no início.
– deverá conter, ao menos: foco de análise (atores, sistema, sociedade…); contexto; e problemática.
– o tamanho médio de um position paper é de 2 páginas
– deverá ser entregue impresso aos professores no dia do seminário, no início.
– deverá conter, ao menos: foco de análise (atores, sistema, sociedade…); contexto; e problemática.
– o tamanho médio de um position paper é de 2 páginas
Formação da Nota
– position paper (50%)
– apresentação (50%)
– position paper (50%)
– apresentação (50%)
Parâmetros de avaliação
– observância das posições indicadas position paper durante a argumentação oral
– sustentação das argumentações e qualidade das respostas às perguntas coladas pelo outro grupo e pela sala
– observância das posições indicadas position paper durante a argumentação oral
– sustentação das argumentações e qualidade das respostas às perguntas coladas pelo outro grupo e pela sala
Frequência e Chamada
A chamada será realizada aleatoriamente (começo, meio ou fim da aula), sendo que os alunos que não estiverem presentes no momento da chamada ficarão com falta, independente de estarem ou não presentes no restante da aula.
A freqüência mínima exigida é de 75%, sendo que as dispensas serão avaliadas segundo critérios da ESPM e da legislação vigente.
A chamada será realizada aleatoriamente (começo, meio ou fim da aula), sendo que os alunos que não estiverem presentes no momento da chamada ficarão com falta, independente de estarem ou não presentes no restante da aula.
A freqüência mínima exigida é de 75%, sendo que as dispensas serão avaliadas segundo critérios da ESPM e da legislação vigente.
Contacto
Além das aulas e dos plantões de TCM, é possível contatar os professores pelo e-mail: Rodrigo Cintra (cintra@rodrigocintra.pro.br) e Adolfo Westphalen (adolfo@westphalen.com.br). As respostas ocorrerão, preferencialmente, no prazo de até uma semana.
Não serão aceitos por e-mail textos ou atividades que os alunos devem elaborar em classe. Demais trabalhos, quando for o caso, deverão ser encaminhados necessariamente pelo Blackboard.
Além das aulas e dos plantões de TCM, é possível contatar os professores pelo e-mail: Rodrigo Cintra (cintra@rodrigocintra.pro.br) e Adolfo Westphalen (adolfo@westphalen.com.br). As respostas ocorrerão, preferencialmente, no prazo de até uma semana.
Não serão aceitos por e-mail textos ou atividades que os alunos devem elaborar em classe. Demais trabalhos, quando for o caso, deverão ser encaminhados necessariamente pelo Blackboard.
São Paulo, 13 de fevereiro de 2008.
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