Política Externa e Estratégia (FAAP)

Fundação Armando Alvares Penteado

Curso
Relaciones Internacionales

Disciplina
Política Externa e Estratégia

  • Etapa
    Semestral (1º/2007-2º/2007)
  • Professor
    Dr. Rodrigo Cintra

    Objetivos
    A disciplina terá como objetivo central o estudo da análise do processo de tomada de decisão em política externa comercial, especialmente no que concerne à identificação (1) dos atores envolvidos, (2) das formas de ação disponíveis para cada tipo de ator, mi (3) das limitações de natureza institucional encontradas na tomada de decisão.
    As análises serão inicialmente baseadas nos casos brasileiro e norte-americano, objetivando-se, a partir deles, a generalização. A finalidade dessa abordagem é oferecer ao aluno a indicação dos principais fatores a serem observados num estudo dessa natureza, de forma que ele seja capacitado a desenvolver análises do processo de tomada de decisões em política externa comercial em outras realidades internacionais.

    Conteúdo Programático:
    Atores

  • Governo
    Grupos de interesse
    Ainsworth (2)
    Ainsworth (3)
    Grupos de pressão
    Ainsworth (4)
    Tomada de decisão/dimensão institucional
  • Política externa como política pública
    Relação Executivo-Legislativo
    Tomada de decisão em política externa (política redistributiva)
    Formas de ação
  • Lobby
    Ainsworth (5)
    Ainsworth (6)
    Instrumentos de lobby (grass roots lobbying)
    Ainsworth (8)
    Motivações dos tomadores de decisão
    Ainsworth (9)


    Leituras indicadas:

  • A Estruturação da Política Externa dos Estados UnidosAgenda da Política Externa dos EUA, vol. 5, nº 1.
  • Fuente: http://usinfo.state.gov/journals/itps/0300/ijpp/ijpp0300.pdf
  • Internacionalismo Norte-AmericanoAgenda da Política Externa dos EUA, vol. 8, nº 1.
  • Fuente: http://usinfo.state.gov/journals/itps/0803/ijpp/ijpp0803.pdf
  • O papel das think tanksAgenda da Política Externa dos EUA, vol. 7,nº 3.
  • Fuente: http://usinfo.state.gov/journals/itps/1102/ijpp/ijpp1102.pdf
     
  • European Social Policy and Europe’s Party-Political Center of GravityManow, Schafer e Zorn.

Fuente: http://www.mpi-fg-koeln.mpg.de/pu/mpifg_dp/dp04-6.pdf

Fuente:  http://www.camara.gov.br/ronaldocaiado/NG20060505.htm#n07

Fuente: http://www.al.sp.gov.br/StaticFile/documentacao/manual_proclegis_1.pdf

http://www.al.sp.gov.br/StaticFile/documentacao/manual_proclegis_2.pdf


VÍDEOS

http://www.youtube.com/watch?v=wf_E8HltUHY
{youtube}wf_E8HltUHY{/youtube}

http://www.youtube.com/watch?v=1s8g6KHZDVE
{youtube}1s8g6KHZDVE{/youtube}
http://www.youtube.com/watch?v=BZxazHmWAyI

{youtube}BZxazHmWAyI{/youtube}

CAMPANHAS

  • Sou contra a CPMF

http://www.contraacpmf.com.br/cpmf.asp

Cansei
http://blog.cansei.com.br/

Black Box Voting
http://www.blackboxvoting.org/toolkit.html

Ordinateurs de vote

LOBBY

ATIVIDADE 1
1) Entidade Organizadora
2) Su
3) Público-alvo (decisores)
4) Tipo de campanha

    Tipo Escopo Medição Target
    Eleitoral Político-legislação Pesquisa eleitoral Eleitor
    Legislativa Político-legislação Discursos, votação Político (principal), eleitor (secundário)
    Referendum Eleitor-legislação Pesquisa eleitoral Eleitor
    Accountability empresarial Empresas-ações públicas Pesquisas, campanhas publicitárias 1) Empresa (manifestações)

    2) Consumidor: boicote

5) Campanha

slogan/mensagem
iconografia
meios (meios de comunicação em massa, internet, manifestações públicas)

ATIVIDADE 2 – Contrução da Base
Por que as pessoas se envolvem
Paixão
Reconhecimento
Lealdade/aversão
Networking
Engajamento social

Manutenção da base
Conexão
Contexto
Compromisso
Catapultamento
Confirmação

ATIVIDADE 3 – Retenção da Base
Descontração
Agradecimento
Responsabilidade
Trabalho
Elitismo
Vida externaenvolvimento
Tensões internas
Resultados

ATIVIDADE 4 – Captação de recursos (taxa da resposta)
Face-a-face (50-70%)
Telefonemas pessoais (30-50%)
Eventos (15%)
Correio Prospectivo (1%)
Correio de Ressolicitação (5-10%)
Telefonemas prospectivos (4-20%)
Telefonemas de ressolicitação (30-50%)
E-mail (0-10%)

ATIVIDADE 5 – Ação orientada para comunidades
Personalidades
Números
Datas & lugares

ATIVIDADE 6 – Network (acesso ao tomador de decisões)
Público-alvo (perfil)
Cultural
Social
Econômico
Tomador de Decisões (perfil)
Cultural
Social
Econômico
Político
* Estabelecer convergências entre os dois (newtwork)

Sin comentarios

Deja una respuesta