A política externa dos EUA e o futuro das Relações Internacionais

21ª Edição do Programa Imprensa na Escola aborda atuais temas de Relações Internacionais

São Paulo, maio de 2010 – Acontecerá nos dias 17, 19, 24 e 26 de maio de 2010, as segundas e quartas, das 9h às 12h, a 21ª edição do Programa Imprensa na Escola. Com foco em Relações Internacionais, o curso é exclusivo para jornalistas, com duração de quatro dias e as aulas acontecerão na ESPM – Campus Rodolfo Lima Martensen.

A iniciativa tem como objetivo oferecer aos profissionais de imprensa subsídios para conhecer as principais características das relações internacionais e discutir temas em destaque atualmente.

No primeiro dia, a aula será sobre “O futuro da política externa brasileira: a próxima presidência”, ministrada pela prof.ª Denilde Holzhacker. Em 19 de maio, quarta-feira, o tema é cooperação, segurança e defesa internacional, com o prof. Alberto Montoya.

Em 24 de maio, segunda- feira, a aula abordará “Geopolítica mundial e o Irã”, lecionada pelo prof. Marcos Alan. No último dia, 26/04, o curso será concluído com o tema “A política externa dos EUA e o futuro das Relações Internacionais”, ministrado pelo prof. e coordenador Rodrigo Cintra.

O curso é gratuito e, ao final, será concedido certificado para os participantes. A turma será composta por trinta jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação. A iniciativa acontece desde 2004, nas unidades da ESPM em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e já reuniu cerca de 800 jornalistas das principais mídias do País.

Programação:

17/05- Segunda-feira
Tema: O futuro da política externa brasileira: a próxima presidência
Denilde Holzhacker: Doutora em Ciência Política e atualmente leciona na ESPM em Relações Internacionais. È especializada em Política Externa-Brasileira, América Latina, Democracia e Questões sociais.

19/05- Quarta-feira
Tema: Cooperação, segurança e defesa internacional
Alberto Montoya: Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas/Pró-Defesa (UNESP-UNICAMP-PUC-Sp) (2009). Atualmente é professor do curso de Relações Internacionais da ESPM- SP. Tem experiência na área de Paz, Segurança e Defesa Internacional, com ênfase em Teoria da Guerra e Estratégia, atuando principalmente no seguinte tema: As Guerras Preventivas nas Relações Internacionais. É pesquisador associado do GEDES-UNESP/Franca (Grupo de Estudos da Defesa e Segurança) e da RESDAL (Red de Seguridad y Defensa de América Latina).

24/05- Segunda- feira
Tema: Geopolítica mundial e o Irã
Marcos Alan Ferreira: Mestre em Relações Internacionais – Programa Santiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) (2006) e doutorando em Ciência Política pela Unicamp. Atualmente é professor em Relações Internacionais na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e atua como pesquisador associado no Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos (INEU/UNESP).

26/05- Quarta- feira
Tema: A política externa dos EUA e o futuro das Relações Internacionais
Rodrigo Cintra: Pós-doutorado e Chefe do Departamento de Relações Internacionais da ESPM. É professor especializado em Organismos Internacionais, EUA e Negociações Comerciais Internacionais.

 

Informações 21ª Edição do Imprensa na Escola

21ª edição – Imprensa na Escola
Datas: 17, 19, 24 e 26 de maio de 2010 – segundas e quartas.
Horário: 9h às 12h.
Inscrições gratuitas – vagas limitadas
Local: ESPM Campus Rodolfo Lima Martensen.
Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

Deixe uma resposta