Gripe suína. Suína?

01/05/2009 0 Por Rodrigo Cintra

O mundo enfrenta , uma vez mais, o desafio de uma pandemia. Na história da Humanidade são identificadas várias, sendo que algumas foram bastante impactantes, como os casos de Cólera, Tifo e Gripe. Atualmente estamos enfrentando aquilo que pode ser o início de uma nova pandemia, conhecida como “Gripe Suína”.

À parte dos impactos sociais e, por conseguinte, econômicos e políticos que esta pandemia pode ter, é interessante notar a velocidade com que as informações têm percorrido o mundo, gerando, por vezes, mais confusão do que esclarecimento do que está ocorrendo.

Tudo começou no México, que já apresenta um elevado número de óbitos em função da gripe suína. Isso fez com que importantes importadores mundiais de carne suína, como Rússia e China tenham decretado proibição de carnes suínas de todos os países americanos, do norte ou do sul (ainda que os casos de humanos afetados tenham sido registrados apenas na América do Norte e Central).

Alguns indicadores já mostram queda no consumo da carne suína pois as pessoas estão com medo de comerem carne contaminada. A grande questão é que… não foi detectado em qualquer país um único suíno com a tal gripe suína. Assim, a rigor, os suínos não têm qualquer relação com o que está ocorrendo no momento, bem ao contrário, são também possíveis vítimas do que está acontecendo.

Em termos técnicos, o vírus que está causando as atuais mortes é chamado de “influenza A”, subtipo H1N1, o que a coloca como uma variante da gripe suína. No entanto, ao se analisar as características do vírus, percebe-se que ele tem características dos vírus aviários, suínos e humanos.

A gripe humana é causada pelo vírus “influenza humana”. Em geral este vírus fica restrito à espécie humana, porém já foram detectados casos nos quais ele foi capaz de sofrer alterações que o capacitaram a infectar outras espécies. O “influenza A” também atinge, até o momento, apenas os seres humanos. O medo é que esta espécie, muito mais letal, consiga se mutar e se adaptar para o ataque a outras espécies, dentre as quais, os suínos.

Em outras palavras, ainda que o mundo esteja alarmado com a gripe suína e o suíno esteja sendo responsabilizado por tudo, em verdade o suíno será apenas mais uma vítima potencial de uma doença que é, essencialmente, humana.

Este caso é interessante na medida em que mostra o poder de impactar que os meios de comunicação têm na atualidade, sem que haja um real acompanhamento do que se é noticiado. A comunidade científica foi atropelada em suas análises na medida em que o foco está nas mortes, no desespero, na incerteza de um futuro cada vez mais sombrio. Estas dimensões da vida humana parecem chamar mais a atenção do grande público do que uma discussão engajada, que procura esclarecer as idéias que está sob foco.

Publicado originalmente em Revista Autor

www.revistaautor.com