Política Externa e Estratégia (FAAP)

Fundação Armando Alvares Penteado

Curso
Relações Internacionais

Disciplina
Política Externa e Estratégia

  • Etapa
    6ª Semestral (1º/2007-2º/2007)
  • Professor
    Dr. Rodrigo Cintra

    Objetivos
    A disciplina terá como objetivo central o estudo da análise do processo de tomada de decisão em política externa comercial, especialmente no que concerne à identificação (1) dos atores envolvidos, (2) das formas de ação disponíveis para cada tipo de ator, e (3) das limitações de natureza institucional encontradas na tomada de decisão.
    As análises serão inicialmente baseadas nos casos brasileiro e norte-americano, objetivando-se, a partir deles, a generalização. A finalidade dessa abordagem é oferecer ao aluno a indicação dos principais fatores a serem observados num estudo dessa natureza, de forma que ele seja capacitado a desenvolver análises do processo de tomada de decisões em política externa comercial em outras realidades internacionais.

    Conteúdo Programático:
    Atores

  • – Governo
    – Grupos de interesse
    Ainsworth (2)
    Ainsworth (3)
    – Grupos de pressão
    Ainsworth (4)
    Tomada de decisão/dimensão institucional
  • – Política externa como política pública
    – Relação Executivo-Legislativo
    – Tomada de decisão em política externa (política redistributiva)
    Formas de ação
  • – Lobby
    Ainsworth (5)
    Ainsworth (6)
    – Instrumentos de lobby (grass roots lobbying)
    Ainsworth (8)
    – Motivações dos tomadores de decisão
    Ainsworth (9)


    Leituras indicadas:
  • A Estruturação da Política Externa dos Estados Unidos – Agenda da Política Externa dos EUA, vol. 5, nº 1.
  • Fonte: http://usinfo.state.gov/journals/itps/0300/ijpp/ijpp0300.pdf
  • Internacionalismo Norte-Americano – Agenda da Política Externa dos EUA, vol. 8, nº 1.
  • Fonte: http://usinfo.state.gov/journals/itps/0803/ijpp/ijpp0803.pdf
  • O papel das think tanks – Agenda da Política Externa dos EUA, vol. 7,nº 3.
  • Fonte: http://usinfo.state.gov/journals/itps/1102/ijpp/ijpp1102.pdf
     
  • European Social Policy and Europe’s Party-Political Center of Gravity – Manow, Schafer e Zorn.

Fonte: http://www.mpi-fg-koeln.mpg.de/pu/mpifg_dp/dp04-6.pdf 

Fonte:  http://www.camara.gov.br/ronaldocaiado/NG20060505.htm#n07

Fonte: http://www.al.sp.gov.br/StaticFile/documentacao/manual_proclegis_1.pdf

http://www.al.sp.gov.br/StaticFile/documentacao/manual_proclegis_2.pdf


VÍDEOS

http://www.youtube.com/watch?v=wf_E8HltUHY
{youtube}wf_E8HltUHY{/youtube}

http://www.youtube.com/watch?v=1s8g6KHZDVE
{youtube}1s8g6KHZDVE{/youtube}
http://www.youtube.com/watch?v=BZxazHmWAyI

{youtube}BZxazHmWAyI{/youtube}

CAMPANHAS

  • Sou contra a CPMF

http://www.contraacpmf.com.br/cpmf.asp

Cansei
http://blog.cansei.com.br/

Black Box Voting
http://www.blackboxvoting.org/toolkit.html

Ordinateurs de vote

LOBBY

ATIVIDADE 1
1) Entidade Organizadora
2) Tema
3) Público-alvo (decisores)
4) Tipo de campanha

    Tipo Escopo Medição Target
    Eleitoral Político-legislação Pesquisa eleitoral Eleitor
    Legislativa Político-legislação Discursos, votação Político (principal), eleitor (secundário)
    Referendum Eleitor-legislação Pesquisa eleitoral Eleitor
    Accountability empresarial Empresas-ações públicas Pesquisas, campanhas publicitárias 1) Empresa (manifestações)

    2) Consumidor: boicote

5) Campanha

– slogan/mensagem
– iconografia
– meios (meios de comunicação em massa, internet, manifestações públicas)

ATIVIDADE 2 – Contrução da Base
Por que as pessoas se envolvem
– Paixão
– Reconhecimento
– Lealdade/aversão
– Networking
– Engajamento social

Manutenção da base
– Conexão
– Contexto
– Compromisso
– Catapultamento
– Confirmação

ATIVIDADE 3 – Retenção da Base
– Descontração
– Agradecimento
– Responsabilidade
– Trabalho
– Elitismo
– Vida externa – envolvimento
– Tensões internas
– Resultados

ATIVIDADE 4 – Captação de recursos (taxa da resposta)
– Face-a-face (50-70%)
– Telefonemas pessoais (30-50%)
– Eventos (15%)
– Correio Prospectivo (1%)
– Correio de Ressolicitação (5-10%)
– Telefonemas prospectivos (4-20%)
– Telefonemas de ressolicitação (30-50%)
– E-mail (0-10%)

ATIVIDADE 5 – Ação orientada para comunidades
– Personalidades
– Números
– Datas & lugares

ATIVIDADE 6 – Network (acesso ao tomador de decisões)
Público-alvo (perfil)
– Cultural
– Social
– Econômico
Tomador de Decisões (perfil)
– Cultural
– Social
– Econômico
– Político
* Estabelecer convergências entre os dois (newtwork)

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