O processo de tomada de decisões em política externa: a importância dos lobbies

26/10/2005 0 Por Rodrigo Cintra
Este texto aborda a questão do processo de tomada de decisões em política externa, estabelecendo um modelo analítico que envolve tanto perspectivas teóricas de relações internacionais quanto técnicas de negociação internacional. Baseando-se inicialmente na perspectiva da teoria dos Jogos de Dois Níveis, ele identifica algumas de suas principais limitações e apresenta alternativas analíticas.

A discussão que se trava sobre o que é um processo de tomada de decisão resulta na identificação de alguns fatores decisivos para sua compreensão; em especial, destacam-se as relações entre os poderes Executivo e Legislativo, os procedimentos e mudanças institucionais e a discussão sobre políticas públicas e política externa.
Em face do mapeamento do processo de tomada de decisão em política externa, analisa-se a importância dos grupos de pressão, especialmente aqueles que executam ações de lobby. Desta forma, discute-se a idéia de grass roots lobby, que se apresenta na atualidade norte-americana como uma das principais formas de mobilização e atuação dos grupos de interesse.

 


O processo de tomada de decisões em política externa: a importância dos lobbies

Cadernos CEDEC nº 72
Maio 2005
www.rodrigocintra.pro.br/pdf/cad72.pdf